Sei que esse é um blog de viagens internacionais, mas é também um blog de experiências pessoais, e Pipa foi sem sombra de dúvidas experiência pessoal mais incrível do ano!
Preciso agradecer os amigos que vieram comigo e o Hotel Boutique Marlin’s pelo convite, obrigado!
Tabela de conteúdos
- 12 coisas que me fazem amar Pipa
- Pipa é um destino fácil
- Praias planas e distâncias caminháveis
- Parece que a playlist é um decreto
- Gringos por todos os lados
- Simpáticos laçadores de clientes
- Praias limpas
- Pessoais legais
- Pôr do sol como atração turística
- Golfinhos em seu habitat natural
- Gastronomia para todos os bolsos
- Quadriciclo é uma delícia
- Em Pipa, tudo passa
12 coisas que me fazem amar Pipa
Bem, já começo com um spoiler desde já: uma das coisas mais incríveis em Pipa foi poder me hospedar no Marlin’s.
Existem uma outra pousada tão luxuosa quanto, a Toca da Coruja, a diferença entre elas é que o Marlin’s é pé na areia, e não tem luxo maior do que descer a escada em direção ao mar.
Pipa é um destino fácil
Ninguém precisa fazer grandes planejamentos: basta chegar pelo aeroporto de Natal e pegar um transfer na saída do desembarque.
São 85 km de estrada que separam o aeroporto de onde sua viagem realmente começa, Pipa – tudo acontece nos arredores das praias mais próximas e você tem dezenas de opções de alimentação e entretenimento na rua principal.
Existem pousadas para todos os bolsos e em períodos de entressafra você consegue tarifas bem mais baratas.
Praias planas e distâncias caminháveis
Tomando a Praia Principal, também conhecida como Praia do Centro, como ponto de partida, basta lembrar que a praia da direita é a do Amor, as duas praias da esquerda são dos Golfinhos e do Madeiro, respectivamente.
Saindo da Praia do Madeiro e caminhando pela areia você precisa de mais ou menos 6 km de caminhada para chegar em Tibau do Sul, sendo que existem outras praias pequenas entre elas.
Parece que a playlist é um decreto
Eu nunca tinha ido a uma cidade que tivesse uma playlist tão incrível como Pipa. Parece uma seleção musical instaurada pelo Prefeito.
É de se esperar que no litoral do nordeste prevaleçam os desejos musicais de quem pega lá no meio, mete em cima, mete embaixo, mas, juro, fomos brindados com versões acústicas e completamente desconhecidas de rock melódico dos anos 80 e com pop dos anos 90.
Gringos por todos os lados
Eu já tinha notado um êxodo de jovens do sul em busca das praias do nordeste entre o início do verão e o carnaval, mas nunca tinha visto uma cidade brasileira com tanto gringo trabalhando atrás do balcão.
Em Pipa encontramos espanhóis, italianos e uma quantidade assustadora de argentinos!
Como muitos deles se tornaram empreendedores imagino eu que são eles os grandes responsáveis pela playlist do Prefeito.
Simpáticos laçadores de clientes
Não tem coisa mais chata do que laçador de cliente trabalhando em calçada de restaurante.
E existem vários deles em Pipa, a diferença é que lá eles são surpreendentemente simpáticos – as melhores dicas de restaurantes foram dadas pelos seus maiores concorrentes, geralmente gente que indicava onde comer aquilo que queríamos quando o que eles serviam era completamente diferente.
Praias limpas
Quem vem caminhando da Praia Principal em direção a Praia de Tibau do Sul não vê uma única garrafinha de plástico pelo caminho – e olha que entre elas são quase 9 km de caminhada.
Pessoais legais
Eu nunca fui tão bem tratado como em Pipa.
Claro que quem mora ali tem uma facilidade maior para sorrir no fim do dia, mas uma cidade que trata bem os seus turistas não tem muita dificuldade para fidelizar clientes e atrair novos, afinal todo mundo tem boca (e redes sociais, amigos e parentes).
Pôr do sol como atração turística
Perguntei para três pessoas três coisas indispensáveis para se fazer em Pipa, e a única que se repetiu em todas elas foi o pôr do sol em um restaurante flutuante em Tibau do Sul, a última das praias do que se convencionou chamar de “Pipa”.
O lugar é bem diferente do que eu esperava e o pôr do sol tem um significado mágico para quem vem caminhando da Praia Principal e chega ali no fim do dia.
Golfinhos em seu habitat natural
Existem passeios onde você adentra o mar de barco e tem a chance de nadar com golfinhos, mas eu e todo mundo pode fazer o mesmo, e sem pagar por isso, na Praia Baía dos Golfinhos – onde eles nadam bem próximos de onde quebram as ondas.
Gastronomia para todos os bolsos
Claro que existem opções para os bolsos mais profundos, mas na rua principal existem dezenas de restaurantes onde você encontra peixes, carnes e massas por um preço bem inferior ao que estamos acostumados a encontrar nas capitais do sudeste ou nas praias da Bahia.
Quadriciclo é uma delícia
Eu não esperava que andar de quadriciclo fosse tão fácil e prazeroso.
Você pode dividir um veículo para cada dois amigos viajando juntos, mas você irá se arrepender antes do fim do dia: não tem coisa mais gostosa do que dirigir por cima das falésias que cercam as praias de Pipa.
Eles dizem que você terá tempo para parar e mergulhar, o que é mentira, mas isso não fará falta alguma, prometo.
Em Pipa, tudo passa
Não leve nada muito a sério ou se preocupe além da medida: o sol maravilhoso que brilha lá fora pode dar espaço para uma tempestade de verão mesmo quando os especialistas dizem o contrário.
Ah, e a maré que deveria subir as seis pode muito bem subir as cinco.
Enfim, relaxa. Deixe para depois o que não pode ser resolvido agora e curta Pipa como se deve: sem demora.
Outras dicas do blog para programar a sua viagem:
Já sabe onde ficar? Veja a lista com todos os hotéis que já conheci na página "dicas de hospedagem" e faça a sua escolha!
Já contratou seguro de viagem? É essencial viajar pelo Brasil com seguro de viagem porque além dos serviços médicos ele indeniza em caso de extravio de bagagem e atraso de voo. O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!
Para alugar carro no Brasil e no exterior pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!
Genteee!
Acabei de voltar de Pipa. Fiquei lá 8 dias e quero morar pra sempre!!!
Simplesmente APAIXONADA por Pipa!
o blog é realmente muito interessante, muitas dicas legais e inspiradoras
Minhas únicas palavras para Pipa é: Quero morar!