Vamos falar sobre os principais bairros de Vancouver?
Sei que Vancouver parece grande, mas com aproximadamente 600 mil habitantes ela é apenas a oitava maior cidade canadense, um lugar plano onde caminhar é fácil, agradável e seguro.
Quero falar um pouquinho sobre o que conhecer, por onde andar e o que vale desbravar a pé passeando por alguns de seus bairros mais famosos, mas antes quero deixar três posts essenciais para quem está planejando uma viagem ao Canadá:
+ Perguntas essenciais sobre o Canadá
+ Qual o melhor seguro de viagem para o Canadá?
+ Qual o melhor chip de viagem para o Canadá?
Os principais bairros de Vancouver
As regiões mais comuns de serem lembradas são marcadas por uma rua ou avenida principal onde as coisas geralmente acontecem, como Robson Street ou Granville Street.
Neste post vou me ater aos bairros de Downtown e Downtown Eastside, que é tudo que fica entre o Stanley Park e Granville Island.
Esses são os principais bairros de Vancouver que irei mencionar aqui no post:
- Chinatown
- Gastown
- Granville Downtown
- Granville Island
- Davie Village
- Robson Street
- Heritage District
- Yaletown
Como é Chinatown em Vancouver
The Millennium Gate é o portal que marca o início de Chinatown, mas ele não é dos mais bonitos.
Logo depois dele você encontrará os jardins de Dr. Sun Yat-Sen. É um passeio legal, mas o lugar é pequeno e não tem nada de muito especial. Recomendo o tour guiado, sem ele o passeio não tem a mesma graça.
Se a sua onda for comida chinesa, existem boas garagens para comer comida rápida em Davie Street, pouco antes de Davie Village, além de restaurantes bem tradicionais nos arredores da Robson Street.
Dito isso, não acho que a Chinatown de Vancouver seja um passeio imperdível.
Gastown, o distrito histórico
Sou fascinado por Gastown: parte do charme da região mais antiga de Vancouver, onde funcionou o primeiro centro comercial da cidade, é estar tão estrategicamente posicionada – não importa por qual rua você desça, será sempre surpreendente chegar ali e ver o portal com as letras que formam o nome do lugar.
Gastown é bem vintage, com ruas de pedra e prédios de terra vermelha. No cruzamento entre a Water Street e Cambie Street você verá o famoso relógio à vapor, uma das atrações mais antigas da cidade.
Na Cordova Street existem vários studios de designers lado a lado, diferente da Water Street, paralela a ela, onde ficam os restaurantes com comida internacional.
Não deixe de ver o antigo Flatiron Building de Vancouver.
Os principais bairros de Vancouver: Gastown
Granville Downtown em Vancouver
Granville é a avenida mais enigmática da cidade: todos os desavisados passam por ali olhando para os lados sem entender muito bem se aquilo é mesmo Vancouver ou não.
Lembro que conheci quase todas as baladas de lá, mas confesso que passou pela minha cabeça a possibilidade de estar sendo passado para trás, será que canadense frequenta as baladas de Grenville?
Perguntei para outros amigos na cidade onde ficavam as baladas que eles iam e a resposta foi Granville, entre a Davie Street e a Robson Street, uma região que você não deixará de conhecer e provavelmente muito próxima de onde ficará hospedado.
Bem, a sequência de baladas continua até a Nelson Street, depois começam as lojas. Comida ali só se for de fim de noite.
Granville Island: mercado público de Vancouver
Uma das minhas regiões prediletas na cidade, Granville Island é um passeio fantástico para quem adora mercados – chegue no fim da tarde e belisque tudo que encontrar pela frente.
O mercado público é a principal atração da ilha, mas não se restrinja a ele: caminhe por todos os armazéns e conheça todas as lojas. Escolha o restaurante que mais te chamar atenção, você dificilmente irá se arrepender.
Os principais bairros de Vancouver: Granville Island
Davie Village em Vancouver
Vancouver é provavelmente uma das cidades mais liberais do mundo no que diz respeito a sexualidade, o que torna a “gay village” de lá um lugar como outro qualquer, sem nada que a diferencie do restante de Granville Downtown (exceto pelas bandeirinhas do arco-íris e as lixeiras cor de rosa).
É comum resumir o turismo de três formas para quem vai a Vancouver pela primeira vez: comprar na Robson, dançar na Granville e comer na Davie.
Sei que soa meio genérico, mas é mais ou menos assim que as coisas funcionam.
Robson Street: compras, passeios e restaurantes
“Comprar na Robson” faz todo o sentido quando você vem descendo pela Granville e vira a esquerda em uma das ruas mais legais de Vancouver.
Robson Street não é cara como Yorkville em Toronto e nem tão jovem quanto a Yonge, mas uma mistura harmônica de ambas. Nela você também come e se hospeda, mas a segunda opção geralmente é mais salgada.
O miolinho que inclui os dois quarteirões em lados paralelos a Robson Street é chamado de Entertainment District. É nele que estão algumas das atrações mais famosas na cidade, como o shopping Pacific Centre e a Vancouver Art Gallery.
Heritage District em Vancouver
Descendo a Burrard Street, cruze a Robson Street e continue caminhando em direção ao Harbour até chegar na Hastings Street.
Os quarteirões entre a Burrard e a Granville são os mais caros de Vancouver, onde ficam as lojas de marcas europeias.
Não é uma rua larga e nem tão badala como os guias de viagem pintam, mas vale o passeio – até porque é só continuar caminhando pela Hastings Street para chegar em Gastown.
Yaletown (guarde esse nome!)
Descendo a Helmcken Street você chegará ao cantinho direito do mapa, Yaletown, uma versão mais jovem e descolada de Gastown, com arquitetura parecida e ruas mais movimentadas.
Lá as pessoas são mais jovens e descontraídas, sendo que a maioria mora, trabalha e se diverte por ali também.
A parte mais turística de Yaletown é pequena e fica entre as ruas Nelson e Davie, Homer e Pacific Boulevard. Depois disso, a direita do mapa, temos vários condomínios onde você conseguiria morar sem sacrifício algum.
Não deixe de conhecer o delicioso George Wainborn Park.
As paralelas Hamilton e Mainland (cortando o bairro de norte a sul) são as mais divertidas. Existem vários bares e pular de um para outro é o meu programa favorito, mas para não errar fecho sempre com o Cactus.
Os principais bairros de Vancouver: Yaletown
Outras dicas do blog para programar a sua viagem:
Já sabe onde ficar em Vancouver? Selecionei as melhores opções da Granville Street e Robson Street. Uma dica de hotel barato e bem localizado que sempre dou é o Ramada na Granville Street.
Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!
Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.
Para alugar carro no Canadá pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!
Adorei essa matéria sobre downtown!
Eu morei em Yaletown por 4 meses e eu adorei cada momento! O bairro e’ lindo, aconchegante, sofisticado e os lounges e bares da Mailand na minha opinião são melhores que os da Granville(são mais “classy”)! =)
Fica a dica pra quem estiver em Van! ;)
Adorei o seu blog. Muito bom. cheio de informações e facil de navegar! Parabens!
Mariana