Muita coisa mudou desde o dia em que escrevi pela primeira vez sobre a necessidade de tomar vacina para febre amarela para viajar para Austrália.

Na época eu simplesmente ignorei o fato de que estava indo para a Austrália, um país que sempre foi atento aos surtos de febre amarela pelo mundo.

– Do you have your yellow fever vaccination certificate?

– Oi, não entendi.

– Where’s your certificate of yellow fever, fievre jaune, fiebre amarilla

Me deu uma suadeira tão grande que eu comecei a transpirar por lugares que eu jamais tinha suado até então.

Olhei para o lado e vi todos os meus vizinhos entregarem o tal certificado junto com o passaporte.

Como todo mundo sabia sobre a necessidade de entrar na Austrália com um Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia contra febre amarela e o blogueiro não?

Austrália: é bom viajar com um certificado contra febre amarela

– Olha moço, eu juro pela saúde da minha mãe que eu não sabia disso…

– Sei.

– Eu vou ser deportado?

– Não, claro que não.

– Ótimo, porque minha saúde é muito boa!

Certificado contra febre amarela para entrar na Austrália

Para quem vem do Brasil, entrar na Austrália com um Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia, também conhecido como CIVP, é aconselhável, mas não é obrigatório.

A primeira vez que viajei para Austrália, em meados de 2013, o site do Departamento de Saúde Australiano era bem claro ao dizer que:

if you are arriving (…) from a yellow fever declared country but do not hold a vaccination certificate you will still be permitted to enter without one.

O que acontece é que, com o surgimento da Covid-19, absolutamente tudo mudou (inclusive o site de onde tirei o trecho acima).

Ao pesquisar requerimentos para turistas internacionais entrarem na Austrália a gente só encontra informação sobre Covid-19.

Com muito custo encontrei esse site que diz que “a Austrália recomenda fortemente que viajantes tenham um CIVP”, mas, mais uma vez, não diz nada sobre sua obrigatoriedade.

Alguns parágrafos depois eles dizem quem, “pessoas que não possuem um CIVP recebem informações sobre a febre amarela e recomendações do que fazer caso apareça algum sintoma pelos próximos seis dias” (que foi o que aconteceu comigo).

De toda forma, eu acho que todo mundo deveria estar vacinado contra febre amarela e não custa absolutamente nada ter um certificado emitido em inglês.

O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia pode ser obtido on-line. Basta acessar e preencher esse requerimento.

Quem se vacinou contra febre amarela depois do dia 22 de dezembro de 2022 irá recebê-lo de forma automática através do ConnectSUS.

Eu já falei muito sobre febre amarela e todas os males mais comuns em viagens internacionais nesse post:

+ O que preciso saber sobre vacinas e viagens

Preciso comprovar que tomei vacina contra Covid-19?

Não é necessário comprovar vacinação contra Covid-19 para entrar ou sair da Austrália desde que você não esteja vindo de um voo da China, inclusive Hong Kong e Macau.

Claro que essas regras mudam de tempos e tempos, por isso vale buscar sempre a informação mais atualizada.

Porém, vale lembrar que, pelo menos até a última atualização deste post, não é necessário usar máscara, apresentar comprovante de vacinação e nem teste negativo para Covid-19 para entrar na Austrália.

Quero deixar outros dois posts importantes para quem está organizando uma primeira viagem à Australia:

+ Como tirar o visto australiano pela internet: passo a passo

+ 37 coisas surpreendentes que aprendi sobre a Austrália

+ Onde ficar em Sydney? Veja onde me hospedei em Sydney!

+ Onde ficar em Melbourne? Veja onde me hospedei em Melbourne!

+ Onde ficar em Gold Coast? Veja onde me hospedei em Gold Coast!

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro na Austrália pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

6 COMMENTS