Um mochileiro romântico é aquele sujeito que faz contagem regressiva nos stories: “uma mochila nas costas e um celular nas mãos: faltam 2 dias”.
Sabe como?
Só que ninguém viaja, ou deveria viajar, com as mesmas metas de quem vai à padaria: para mochilar, ou embarcar em uma viagem com múltiplos destinos, é necessário se preparar para romper a casca.
Atenha-se aos três pontos essenciais para quem pretende ganhar o mundo: tenha planejamento, praticidade e bom-senso.
Tabela de conteúdos
Dicas para um mochileiro romântico se dar bem na Europa
Eu poderia dar várias dicas de como se preparar para um mochilão na Europa, e é claro que vou dá-las, mas consigo resumir muitas delas em planejamento, praticidade e bom-senso.
Antes disso quero sugerir dois posts importantes para quem está se preparando para uma primeira viagem assim:
+ Tudo o que você precisa saber sobre seguro de viagem
+ Como montar um roteiro de países na Europa
Planejamento em mochilão para Europa
É impossível viajar pela Europa sem saber ao menos onde ficar. Bem, possível é, mas será que é legal?
Vai por mim: mesmo saindo do Brasil com hotéis reservados, roteiro traçado e dicas de onde comer e conhecer, você não estará traindo o movimento – mochileiro de filme americano nunca é uma boa referência.
Existem cinco coisas essenciais que devem ser planejadas antes de qualquer viagem:
- Roteiro. Saiba onde ir, o que visitar e como chegar aos lugares que pretende conhecer. Procure saber a que horas essas atrações abrem, fecham e, o mais importante, se estarão abertas no dia em que você pretende visitá-las.
- Planejamento financeiro. Quanto será o gasto diário? Eu nunca divido meu gasto diário em diversão, compras e alimentação, o que faço é estipular um valor diário para tudo que acontecer naquelas 24 horas (exceto hospedagem). Faça o controle de gastos em um bloco de notas para que você consiga ir se adequando sempre que um dia novo começa.
- Hospedagem. Tenha a reserva impressa de onde você irá se hospedar e entre em contato com a hospedagem na semana do embarque para confirmar a reserva. Eu opto por já deixar o Brasil com todos os gastos referentes a hospedagem pagos.
- Pasta de viagem. Todo mochileiro precisa de uma pasta on-line com cópias de documentos e reservas de viagem. Não se esqueça de um dos documentos mais importantes em uma viagem gringa, principalmente para quem está embarcando para a Europa: o comprovante de contratação de um seguro de viagem. Se você ainda não fez o seu, clique aqui.
- Lembretes. Durante a preparação da viagem, faça uma lista com tudo que passa pela sua cabeça. Escreva o que você não pode deixar de por na mala e mantenha-a por perto; assim você poderá atualizá-la constantemente.
Praticidade em mochilão para Europa
A mala mais bonita e que cabe o maior número de coisas provavelmente não é mala de Europa.
Carregue o mínimo possível. Pode parecer irreal, mas em vários momentos a gente considera a séria possibilidade de andar apenas com a roupa do corpo para ter o mínimo de preocupação possível.
Por isso, seja na mochila, na mala, na pasta… Leve apenas aquilo que for necessário.
Com relação às roupas também: sinto-lhe dizer, mas é impossível viajar bem e carregar pouco sem visitar a lavanderia ao menos uma vez.
Bom-senso em mochilão para Europa
Nem sempre aquilo que é melhor é mais barato.
Viajar de trem entre Paris e Bruxelas é cômodo e barato, mas se uma viagem começa em Lisboa, passa por Praga e chega em Roma é impossível fazer isso de trem sem passar a maior parte da viagem em um vagão.
Nesse caso, não tem jeito: vá de avião.
Use o bom-senso também antes de entrar em um lugar ou passar por uma rua. Uma vez entrei em um bar em Bruxelas que era tão escuro, tinha tanta escada e o teto era tão baixo que eu já sentia Luxemburgo se aproximando.
Sabe o que aconteceu? Senti que era melhor voltar e beber na praça.
Use o bom-senso quando te ofereceram algo na rua, embarcar em uma excursão ou quando for comer em um restaurante.
Não seja um mochileiro romântico, deixe isso para as telas de cinema. Com planejamento, praticidade e bom-senso as coisas ainda assim podem dar errado, mas você estará preparado para lidar com a situação da melhor forma possível.
Outras dicas do blog para programar a sua viagem:
Já sabe onde ficar? Veja a lista com todos os hotéis que já conheci na página "dicas de hospedagem" e faça a sua escolha!
Já contratou seguro de viagem? Viajar com um bom seguro é essencial, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!
Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do nosso link você leva pelo menos 15% de desconto.
Para alugar carro no Brasil e no exterior pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!
Posso fazer contagem regressiva e não ser uma mochileira romântica? hahaha. Ansiedade a mil! Não sei porque esse post não entrou em algum dos 7 links. É um dos meus preferidos!
Contagem regressiva pode! :)
ORodei sempre dando dicas excelentes e direto ao ponto. não dá pra mochilar bem sem ter umm bom planejamento. Você gasta menos, terá mais segurança, aproveitará mais e sem dúvida alguma terá uma viagem memorável!