O mais importante ao montar um roteiro na Europa é definir bem aquilo que você quer: saiba que tipo de turista você é, quanto tempo disponível de viagem você tem e quais os lugares que você realmente quer conhecer.
Parece que estamos falando mais do mesmo, mas na verdade essas são as três perguntas mais importantes antes de sair por aí fazendo planos.
Tabela de conteúdos
Como montar um roteiro de países na Europa
A partir do momento que você respondeu as três perguntas principais, e tem domínio do tipo de viagem que você curte, da real disponibilidade de tempo e o que você pretende de fato conhecer, o próximo passo é sentar com um computador no colo e começar a trabalhar no roteiro.
O que eu faço é dividir esse meu processo de criação de roteiro na Europa em três passos:
- Escolha de países
- Escolha da melhor ordem de países
- Escolha de tempo (entrada e saída em cada cidade ou país)
É importante que os países sejam vizinhos
Quando os países não forem vizinhos, lembre-se que para atravessar um país viajando com o Europass ainda é necessário pagar por ele.
Lembre-se também que se houver um país que não é contemplado pelo Europass é necessário adquirir uma passagem especialmente para ele.
Acompanhe abaixo os países vizinhos de cada país atendido pelo Europass. Vale checar trajetos especiais porque alguns podem ser feitos de ferry e outros em apenas algumas datas ao longo do ano:
- Alemanha: Áustria, Benelux, Dinamarca, Finlândia, França, República Checa, Suécia e Suíça
- Áustria: Alemanha, Croácia, Eslovênia, Hungria, Itália, República Checa e Suíça
- Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo): Alemanha, França, Irlanda
- Bulgária, Montenegro e Sérvia: Croácia, Eslovênia, Grécia, Hungria e Romênia
- Croácia e Eslovênia: Áustria, Bulgária, Hungria, Itália, Montenegro e Sérvia
- Dinamarca: Alemanha, Noruega e Suécia
- Espanha: França, Itália e Portugal
- Finlândia: Alemanha e Áustria
- França: Alemanha, Benelux, Espanha, Irlanda, Itália e Suíça
- Grécia: Bulgária, Itália, Montenegro e Sérvia
- Hungria: Áustria, Bulgária, Croácia, Eslovênia, Montenegro, Romênia e Sérvia
- Irlanda: Benelux e França
- Itália: Áustria, Croácia, Eslovênia, Espanha, França, Grécia e Suíça
- Noruega: Dinamarca e Suécia
- Portugal: Espanha
- República Tcheca: Alemanha e Áustria
- Romênia: Bulgária, Hungria, Montenegro e Sérvia
- Suécia: Alemanha, Dinamarca, Finlândia e Noruega
- Suíça: Alemanha, Áustria, França e Itália
Quando é impossível continuar a viagem de trem entra o avião (ou sempre que você precisa economizar tempo de viagem).
Você provavelmente só voltará a utilizar trens quando for conhecer outras cidades em um mesmo país. É possível, por exemplo, chegar de avião em Milão e continuar de trem por Veneza, Florença e Roma por um preço camarada. Depois, em Roma, você continua seu trajeto de avião para outro país e segue viagem.
Confira apenas se é possível viajar de avião entre determinados países sem gastar muito – claro que preso ninguém fica, mas entre leste europeu e Europa ocidental algumas conexões são bem menos comuns e acontecem poucas vezes por semana.
Principalmente para trechos leste-oeste vale se precaver de qualquer perrengue cotando um seguro de viagem que inclua ressarcimento em caso de perda de voo.
Uma dica é cotar vários de uma só vez usando um buscador como o Seguros Promo, parceiro do blog, que dá pelo menos 10% de desconto para leitores através do link.
Coloque os melhores destinos nas extremidades
Os melhores destinos tendem a ser os mais caros, por isso é mais inteligente colocá-los no início da viagem quando se tem mais grana.
Mas, Thiago, se for assim terei um destino caro no final!
Sim, terá, mas é válido: chegar no Brasil saindo de Bruxelas é garantia de voltar cabisbaixo para casa – por isso, não se esqueça, tente sempre fechar a viagem com chave de ouro!
As grandes capitais precisam de quatro noites no roteiro
Se as grandes capitais europeias precisam de aproximadamente quatro noites dedicadas a elas, cidades pequenas se satisfazem com duas noites.
Uma vez falei aqui que Praga é linda, porém pequena, não se esqueça.
É muito simples programar o número de dias em função do lugar visitado: basta ser honesto com suas vontades e desejos.
Antes de conhecer Londres e Paris as pessoas me diziam que quatro noites em Paris não seriam suficientes, principalmente quando ouviam que eu teria seis em Londres.
Errado. Sempre gostei de Londres, muito antes de conhecê-la. Paris, por outro lado, nunca me despertou muito interesse.
Hoje Londres é uma das minhas cidades preferidas, enquanto Paris não extrapolou aquilo que eu já esperava dela.
Como saberei quais as cidades mais interessantes em cada país?
Pesquisando, meu caro.
Lembre-se das aulas de História na escola, pergunte aos amigos que já viajaram, leia na internet e, o mais importante, consulte a si mesmo.
Feche os olhos e se pergunte: qual é a minha real vontade de conhecer a Itália? Pensar em Itália é sinônimo de conhecer o Papa ou é se perder em cidades que você ouviu apenas uma vez e nunca mais conseguiu esquecer?
Ser sincero com as suas vontades raramente falha.
Uma outra forma de pesquisar cidades é procurar por atrações e não por cidades propriamente ditas.
Quando pesquisamos por cidades turísticas na Itália é comum encontramos material sobre Roma, Milão, Florença, Veneza… Mas, quando procuramos pelos monumentos italianos mais famosos, eis que Pisa surge forte como nunca.
Agora aproveite para dizer qual o seu trajeto e compartilhe seu roteiro conosco!
Leia também Mochilão na Europa passo a passo
Já contratou seguro de viagem? Para entrar na Europa é obrigatório apresentar um seguro, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!
Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip europeu com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você ainda leva 15% de desconto.
Para alugar carro na Europa pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!
Nada combina com Londres???? Socorro hahaaa
Nada! Haha infelizmente, pelo menos não pra quem quer ir de trem de forma barata, a única saída é Eurostar
Muito Bom, Estou agora começando meu planejamento para o começo de 2020. Muito bom thiago.
Que ótimo, Karla!
Me dá uma ajuda! Quero ir pra Europa em setembro, quando minha filhota terá 5 meses. Porém, tenho família na Alemanha e em Portugal e quero que todos vejam o bebê. Adoramos praia, natureza, barzinho, bistrôs e agitos. Zero museu! Monumento histórico ok. Como montar um roteiro? Quais cidades estratégicas p/ ir na Alemanha? Minha prima alemã disse que Hamburgo e Munique são os lugares com nosso perfil lá. Em Portugal, minha sogra estará morando em Lisboa. Mas quero conhecer o Algarve, ilhas, e passar na Espanha. 3 semanas fica bom? O que é mais econômico? Ir e voltar por Lisboa (tenho milhas), ou tentar Rio-Alemanha-Portugal-Rio?
Olá Thiago em dezembro vou fazer um curso de 8 dias em Roma e gostaria de aproveitar para conhecer outro pais antes de retornar ao Brasil! Não conheço a Espanha ainda e tbm Portugal, qual deles melhor custo x beneficio partindo de Roma (ja conheço muitas cidades da Italia) ! Ah, vou estar com 02 adolescentes
Oi Carolina, eu faria esse trajeto de avião, por isso minha maior motivação seria qual país eu gostaria mais de conhecer, os preços serão equivalentes
Thiago, muito bacana vc falar sobre viagens. para nós, brasileiros, é sempre bom sabermos o que vamos encontrar pela frente num país desconhecido. obrigada
Nossa Thiago. Que blog nos mil! O site goeuro é tudo o q eu precisava! Vi na outra matéria. Muito obrigada. Meu roteiro:
Irlanda to Barcelona (by flight)
Barcelona to Marseille (by train)
Marsrile to Nice (train)
Nice to Milão (train)
Milão de volta pra Irlanda (flight)
Obrigada. Sucesso! ;)
Que ótimo Débora! Boa viagem!
Olá Thiago!
Gostaria de saber se em 30 dias eu consigo circular por esses Países de carro e se existe alguma burocracia para trafegar nos mesmos:
Madrid (Espanha) passagem (pegar o carro)
Paris ( França) 3 dias
Londres (Inglaterra) 2 dias
Amesterdão (Holanda) 2 dias
Bruxelas 1 dia
Berlim (Alemanha) 2 dias
Praga (Republica T) 2 dias
Viena (Áustria) 2 dias
Milão (Itália) 2 dias
Veneza 3 dias
Roma (Itália) 3 dias
Barcelona (Espanha) 1 dia
Lisboa (Portugal) 3 dias
Recife!
Fico no aguardo!
Bom dia, Thiago.
Adorei o seu blog.
Estou pretendendo fazer uma viagem de carro pela europa e gostaria de saber se os Países que escolhi, torna essa viagem possível de se fazer alugando um carro. O roteiro é:
1- Dinamarca (Copenhagen e Aalborg – Meu filho mora lá)
2- Alemanha
3- Republica Tcheca
4- Hungria
5- Áustria
Uma semana na Dinamarca e três semanas nos demais Países citados.
É possível fazer tudo de carro?
Você aconselha outros meios de transporte?
Obrigada
Oi Ivanise, obrigado pela mensagem! Sim, é possível fazer de carro. Pode não ser a mais rápida, mas será uma linda viagem!
Olá… muito boas essas informações que você postou… estou planejando 12 dias na Europa em setembro, com 14 dias. Voce acha viavel tentar fazer Paris, Zurique e Munique? Obrigada desde ja.
Claro, mais do que viável! ;)
Thiago,
Estou programando minha lua de mel para Junho, pensamos a princípio uma viagem de 14 dias > Opção 1: Paris – Bruxelas – Holanda – Portugal ou Opção 2: Paris – Bruxelas – Espanha – Portugal.
Gostaria de uma dica de quantos dias para cada lugar, não gostamos de conhecer nada correndo. Opção 1 ou 2?
Obrigada
Thiago,
Gostaria de algumas dicas para roteiro pela Europa.
Nossa viagem tem duração de 15 dias ao todo, saindo de São Paulo com destino a Madrid. O retorno também será feito por Madrid.
Temos estas cidades em nosso possível roteiro e pensamos em fazer nesta sequência:
– Madrid;
– Barcelona;
– Paris;
– Bruxelas;
– Amsterdã;
– Milão;
– Roma;
– Veneza;
– Madrid.
Gostaria de receber uma opinião para este roteiro, ou seja, se é viável ou não, quais cidades excluir ou acrescentar e quanto tempo médio em cada uma.
Desde já, agradeço pela atenção e parabéns pelo blog.
Abraço
Olá. Estou querendo fazer um mochilão pelo leste europeu, meu roteiro seria mais ou menos assim:
Viena, Áustria (3 dias)
Praga, Rep. Tcheca (3 dias)
Varsóvia, Polônia (2 dias)
Cracóvia, Polônia (2dias)
*O resto estou em dúvida entre 2 opções. Primeira opção: Eslováquia e Hungria por 4 ou 5 dias. Segunda opção: Lituânia, Letônia e Estônia por 5 ou 6 dias. Assisti alguns vídeos sobre esses destinos e curti mais a segunda opção. Teria alguma sugestão sobre isso? Esse roteiro é bom?
Olá thiago, tudo bem ?
achei seu blog e comecei a ler , muito boa as dicas. Gostaria de uma dica … pois vou com meu namorado dia 10/12/2016 para barcelona (temos familiares lá) e gostaria de aproveitar o tempo que vou ficar la 24 dias para conhecer outros países. lembrando que preciso retornar para barcelona pois meu voo de volta parte de lá. Quais países vc me indica ?
Hola. Meu nome é Luzinete, tenho 40 anos.Sou de Belo Horizonte e gostaria de uma boa dica. Vou realizar meu primeiro mochilão com meu filho de 22 anos em maio de 2015 pela Europa. Meus destinos serão: Porto(Portugal) 3 dias,Madrid 2 dias,Barcelona 3 dias, Roma 3 dias, Veneza 2 dias,Paris 4 dias, Amsterdã 3 dias e Londres 4 dias. Pretendo iniciar em Portugal e retornar de Londres para o Brasil. Gostaria de saber se alguém já fez exatamente este roteiro e se a divisão de dias está apropriada. Dicas de Albergues e roteiros de trem.
Olá! Recentemente fiz uma viagem para Paris e Londres, saindo do aeroporto de Heathrow de volta para o Brasil com conexão em NY. Achei o aeroporto bastante confuso, ninguém te ajuda com informações e os terminais são enormes a ponto de você precisar embarcar num trem para passar de um para outro, fazendo com que provavelmente você perca seu voo (meu caso). Portanto, cuidado ao escolher o Heathrow e se optar por sair desse aeroporto em Londres, pesquise e se informe bastante antes. Espero ter sido útil!
Oi Thiago,
Adoro seu blog e já leio há um bom tempo! Foi super útil na minha viagem à Argentina em 2011.
Agora estou planejando, para o ano quem vem (acho que abril, por conta do clima), um mochilão com o marido pra Europa. Temos família em Londres, então nossa ideia é finalizar por lá.
Lendo seu post sobre o Europass, países vizinhos e os que desejo conhecer, o roteiro seria esse:
BSB> Espanha> França> Itália> >Rep. Tcheca> Alemanha> Londres
Acha uma boa ou inverter seria melhor? Outra dúvida: da Alemanha pra Londres só dá pra fazer de avião, então?
Abraços
Oi Karla, parece ótimo, você deve chegar pela cidade que for mais fácil, prático e barato fazendo a saída do Brasil. E, sim, se você não ter uma eternidade disponível Alemanha-Londres só de avião.
Ola Thiago, meus sinceros parabéns por sua iniciativa em ajudar todos os perdidos como eu.
Nunca fui para a Europa, sou viciado em arte, história e bares e pretendo fazer uma viagem em abril de 2014. Se puder, gostaria de receber seus pontos de vista.
Quero conhecer em 22 dias, Portugal(Lisboa), Espanha (Barcelona e Madri), França (Paris) e Itália (Roma, Florença, Veneza e talvez mais uma cidade).
Sempre considerando o aspecto econômico (transporte barato e hospedagem simples – afinal só vou dormir no hotel – quais sao as dicas para:
1) Saindo de Sao Paulo (Guarulhos), onde pode ser melhor desembarcar e, por onde posso voltar?
2)Qual o tempo de estadia que vc considera melhor para cada cidade? Creio que devo ficar mais tempo na Italia.
3)Tem alguma dica de cidade nas imediações que vc acha indispensável e que não custa muito visitar? Notei que vc faz algumas referencias de Milão.
4) O que é e como funciona Day Trips? Posso empregar isso na minha viagem (nestes lugares que pretendo ir)?
Olá Leonardo. Eu geralmente saio do Brasil em direção a capital que oferece a passagem pelo menor preço, mas se você pode arcar com diferentes orçamentos vale começar de um país na extremidade do seu trajeto, como Portugal ou Itália. Quanto ao tempo em cada cidade você deve decidir aquilo que parece melhor de acordo com o que você espera, não dá para opinar. Escrevi um post sobre day trips aqui https://www.rodei.com.br/2013/07/18/day-trips-excursoes-saindo-de-londres/, mas a única que você pode fazer de acordo com o que você escreveu é dar um pulinho em Florença estando em Roma.
Olá Thiago! Interessantíssimo seu blog. Estou querendo fazer um mochilão pra Europa em Março e vc está me ajudando muito com as dicas. Vc teria alguma planilha de gastos ou de planejamento que pudesse compartilhar ou me mandar por email talvez?
Obrigada,
Amália
Oi Thiago! Tudo bem?! adorei o blog!! estou anotando todas as dicas!!! mas queria pedir um help! seguinte, estou planejando um mochilão para final do ano, temos em mente o seguinte roteiro: Roma, Paris, Amsterdam, Bruxelas e Londres, a única certeza até agora são as passagens de ida para Roma e volta por Londres, vamos dia 20 de dezembro e voltamos dia 07 de janeiro, em Londres vamos ficar na casa de uma amiga a partir do dia 02 até dia 07, antes disso a casa dela estará cheia então só poderemos ir para lá dia 02… mas minha dúvida é o seguinte, onde passar o ano novo?! primeiro pensamos em Paris, mas pelo q eu estava pesquisando o fim de ano lá não é dos melhores, aí pensamos em Amsterdam q em alguns blogs q estou pesquisando diz ser um lugar bacana para a noite do dia 31, masss a maioria dos hostel só estão aceitando minimo de 4 a 5 noites nesse periodo, e li nas suas dicas q de 2 a 3 dias são o suficiente em Amsterdam, e agora o q fazer?!! rsss.. ficamos todos esses dias em Amsterdam só por causa do ano novo ou melhor ficarmos uns 5 a 6 dias em Paris e passar o ano novo lá?! Se puder me dar sua opinião ficaria mto grata! Obrigada!!!
Oi Lorena, você pode ficar esse tempo em Amsterdã e aproveitar para fazer day trips para cidades vizinhas, como Rotterdan ou conhecer os moinhos de vento. Com relação ao ano novo, pesquise “ano novo” + “hemisfério norte” no Google; você vai descobrir que não importa onde você esteja, ano novo no hemisfério de cima é sempre uma coisa meia-boca :(
Oi Thiago! Obrigada por me responder!! pois é já vi q é mto diferente daqui mesmo… mas pesquisando sobre Amsterdam vi q lá pode ser um pouco mais animado q Paris, pelo menos diz q tem fogos! vamos ver!!
Boa Noite Thiago,
Estou planejando uma viagem pela Europa de 18 dias, consigo fazer de trem: Croácia, Paris, Londres? O que vc sugere?
Obrigada
Olá Mari, eu voaria da Croácia para França. A viagem, de trem, seria longa e cara porque você teria que atravessar um ou dois países. Paris-Londres você pode fazer pelo Eurostar.
Boa tarde
Estou querendo viajar para Europa e estou pretendendo conhecer França,Portugal,Espanha e Italia terei disponivel de 10 a 15 dias e gostaria muito da sua ajuda para preparar o roteiro começar por onde??reservar hotel quando estiver lá?? entre os paise viajar de trem??
Olá José Roberto, leia https://www.rodei.com.br/mochilao-europeu-em-8-passos/
Boa Tarde, eu e minha esposa compramos passagens para Madrid em abril/2012, teremos 15 dias para esta viagem, nunca fomos a Europa e estamos pensando em ir a Portugal. Acha que da para ir e aproveitar outros países nesse período?
Claro que dá, duas semanas é muita coisa!
Boa Noite Thiago!
Primeiro parabèns pelo site, deveria ser pago rsrsr bom viajo no proximo mes pra europa…
Brasil-Paris ida e volta, de la vou pra Amsterdan – Veneza – Roma – Barcelona – Madri, nessa ordem… pergunta : Avião ou trem ?? Se os dois voce poderia dar uma dica de que transporte de cada lugar, pra cada lugar rsrs? Visando tambèm aproveitar ao maximo de oportunidades…
obrigado desde ja!
Abraco
Olá Douglas, dê uma olhada nesses textos
https://www.rodei.com.br/2010/09/14/qual-a-melhor-forma-de-viajar-entre-barcelona-e-madri/#ler
https://www.rodei.com.br/2010/07/23/10-sites-essenciais-do-viajante-internacional/#ler
https://www.rodei.com.br/2010/07/01/e-melhor-viajar-pela-europa-de-trem-carro-ou-aviao/#ler
olá Thiago, adorei encontrar seu blog, em especial a sua forma de escrever. É hilário e bem humorado. Pretendo viajar a Londres em abril/2012 com minha filha de 15 anos e também a Liverpool. Não conheço nada por lá. Somos iniciantes na Europa. Tem alguma dica especial?
Ola Cassia, que bom que gostou! Nenhuma dica especial, apenas curto muito! E leia o blog!
Oi Thiago, entrei de gaiata no seu blog e estou adorando. parabens!
pretendo ir à europa no final de abril/2012 e nao faço outra coisa a nao ser pesquisar muito. tudo indica q meu roteiro seja rio – par – londr – ams – roma – barc – madr – rio.
em 23 dias.
Só fico um pouco confusa em relação às passagens de trem. Vejo q tem várias cias q fazem as viagens, nao sei se é vantagem e se o aviao low cost é tao mais barato assim… Só sei que quero ir de Paris a Londres de trem.
O q vc acha mais vantajoso? trem ou aviao?
Abraço!
Olá Joyce, leia essas dicas aqui: https://www.rodei.com.br/2010/07/01/e-melhor-viajar-pela-europa-de-trem-carro-ou-aviao/#ler e https://www.rodei.com.br/2010/07/21/como-pagar-o-menor-preco-pela-passagem-aerea/#ler
Não sei se estou sendo metida, mas me identifiquei com o comentário!
Próxima semana tô indo pra Europa e vou fazer o seguinte roteiro: Bruxelas (3 noites, sendo que 1 dia vou pra Brugge) -> Amsterdã (3 noites) -> Berlim (3 noites) -> Praga (2 noites) -> VIena (3 dias). De Viena eu vou pra uma cidadezinha da Austria onde vou estudar… Vou fazer isso tudo de trem e vou visitar Budapeste em um final de semana depois, pois vou passar 1 mês na Áustria! Como roteiro pra cada cidade eu usei os roteiros aqui desse blog (QUE SAO INCRIVEIS). Na hora de voltar pra casa, vou voltar por Paris! No meu caso, saiu o mesmo preco tanto ir e voltar por Bruxelas do que ir por Bruxelas e voltar por Paris. Vou pela iberia e foi super barato! ;)
Espero ter ajudado e aproveito pra parabenizar o dono do blog, simplesmente maravilhoso!! :)
Oba, obrigado! :)
Olá. Eu e meu marido vamos fazer um passeio na Europa, com 5 dias em Portugal, 4 dias em Madrid e 3 dias em Paris. Como no final, sobrou apenas 3 dias em Paris, queria saber se é possível fazer um tour básico em Paris em 2 dias? Quais os pontos que não seriam tão indispensáveis de irmos, caso precisássemos cortar algo?
Queríamos ir a Versalhes no 3º dia, mas não queriamos deixar de ver o básico em Paris.
Pode nos Ajudar?
https://www.rodei.com.br/2010/05/14/um-roteiro-de-tres-dias-em-paris/#ler
Ola Thiago.
Adorei suas dicas, estao me ajudando muito a montar o meu roteiro de lua de mel, vou para a Europa em Setembro e ficarei 2 dias em Madri ( infelizmente nao achei nada sobre Madri no site), 2 dias em Amisterdã e 5 dias em Paris, e vou seguir suas dicas a risca… continue postando coisas interessantes pra gente.
Valeu para ajuda.
Obrigado Daniela! Ótima viagem :)
Thiago, parabéns pelo site. De longe o melhor que vi até agora. Espero que vc esteja ganhando alguma grana com isso, pois o trabalho merece! hehe
Sei que vou fazer uma pergunta óbvia, mas é que não achei isso nos seus posts: é mais vantajoso ir e voltar do Brasil para a Europa pela mesma cidade, correto? Não rola chegar em Londres e voltar por Roma, por exemplo, correto? Outra coisa: sei que isso vai depender muito do roteiro, mas vc acha que existe uma cidade “ideal” para desembarcar e embarcar na Europa? Vou fazer um mochilão passando pela oktober em setembro e estou tentando montar o roteiro da melhor forma para poder encaixá-la na programação. Abraços e obrigado pelo site.
Opa, ainda não, mas quem sabe um dia né? Rs. Geralmente é mais barato chegar e sair pelo mesmo lugar. O melhor lugar para começar é um que fique geograficamente posicionado de forma que você consiga fazer seu roteiro em sequência. Mas pra tudo dá-se um jeito!
Thiago…
Seu blog é muito legal. Gosto de sua sinceridade nas respostas. kkk Alê.
Obrigado Alejandra! ;)
Thiago
Muito interessante seu blog, amei as dicas! Eu e meu esposo estamos planejando uma viajem de 15 dias de férias pela Europa e queríamos conhecer Espanha-França-Itália e Croácia, mas não estamos encontrando um pacote com esse trajeto especificamente. Como funciona o “mochilão”?, será que no nosso caso compensaria? Fica mais barato do que sair daqui com um pacote fechado? Agradeço muito por sua orientação.
Um abraço.
Olá Vanessa, realmente vai ser difícil achar um pacote tão específico assim. Mochilão funciona assim: primeiro você compra as passagens de ida e volta, depois decide como vai ser o transporte entre países e cidades e, por último, hospedagem. Para tudo isso você encontra dicas aqui no blog.
Muito bom esse post, concordo que as melhores cidades tem que ficar em pontos extremos, é importante ir pra casa satisfeito.
Compartilhando meu roteiro. Aproveito para dizer que fiz tudo de trem, dois passes: o global e um só para a Itália, foi bastante tranquilo, até mesmo aqueles em que as distâncias eram maiores, nessas peguei trens noturnos.
Em dois meses de viagem:
BsB-
Lisboa com daytrip a Sintra
Porto trem noturno para
Madri
Barcelona trem noturno para
Paris com daytrip para Versailles
Londres
Bruxelas com daytrip para Brugge
Amsterdam
Berlim
Praga
Viena
Salzburgo com daytrip para Hallstatt
Budapeste
Munique com daytrip para Fussen e Dachau trem noturno para
Veneza
Milão
Florença com daytrips para Pisa, Siena, San Gimignano, Assis e Bolonha
Roma
BsB
Oi Deise, amei seu roteiro! Vc teria uma planilha ou mais detalhes sobre os lugares que conheceu que possa ser compartilhado? Estou me programando e toda informação será bem-vinda. Obrigada!
Olá Deise! Gostei muito do seu roteiro e estou me programando para fazer algo bem parecido. Se você tiver algum material que possa me ajudar, com maiores detalhes do seu período pré-viagem, por favor me envia. Desde já agradeço a atenção. Beijos. (e-mail: valeriasg192@gmail.com / valeriasg2003@yahoo.com.br)
Oi,
Estou planejando viajar em janeiro e gostei de suas dicas. Minha preocupação maior é a comunicação, falo pobremente o português. Você acha que dá pra viajar sem guia arranhando o espanhol?
Vc poderia indicar hospedagem?
Estou querendo ficar 20 a 25 dias. Obrigada pela atenção.
Thiago,
Preciso de umas dicas, se possível.
Trabalhei ano passado no México e acumulei muitas milhas-premio, suficientes para ir até a Europa com uma acompanhante.
Eu tenho de 8 a 10 dias para fazer um passeio por lá. Os pontos de atração são Barcelona, Madrid, Roma, Paris, nesta ordem. O maior interesse é pela parte histórica e cultural.
O que eu pretendo fazer é sacar os bilhetes saindo de SP, chegar em uma destas cidades, visitar duas ou três destas e voltar por onde cheguei.
Vc teria alguma dica para montar um roteiro razoavel?
Agradeço de antemão.
Abraço
Ricardo, seria irresponsabilidade minha escolher quais lugares você deveria conhecer e por quanto tempo. Faça aquilo que você mais deseja sem se importar muito com o opinião dos outros, tenho certeza que você não irá se arrepender!
Que engraçado. Fui ler o post por curiosidade e descobri que compartilhamos muitas opiniões ( Londres>Paris, sair de bruxelas emburrado…) Muito legal o blog, vou acompanhar com certeza.
Obrigado Isabel!