Quero falar sobre upgrade em voos internacionais, mas a verdade é que está cada vez mais difícil conseguir um lugar ao sol sem pagar por ele.
Em tempos de crise a venda de um assento nas classes superiores pode ser o grande pulo do gato: ou uma forma de conseguir uma ótima margem de lucro, ou uma oportunidade de fazê-lo gastar todas as suas milhas de uma só vez.
Lembre-se que passageiros que têm o voo cancelado, atrasado ou passam por algum outro perrengue qualquer, como mala extraviada no voo anterior, podem usar os problemas causados pela companhia a seu favor – só não se esqueça de ser educado, sempre!
Tabela de conteúdos
Como pagar por um upgrade em voos internacionais
Existem várias formas pagas de conseguir um upgrade de classe em voos internacionais, mas as três mais comuns são pagando por ele, entrando em um leilão ou fazendo parte de uma categoria superior do programa de fidelidade da companhia aérea em questão.
Upgrades pagos
São upgrades que podem ser feitos mediante pagamento depois que a passagem em classe inferior já foi emitida (desde que haja disponibilidade).
Isso pode ser feito através do site, aplicativo ou do call center da companhia aérea, mas, atenção: não é todo bilhete em classe inferior que permite upgrade para Executiva.
Geralmente, tarifas “light” ou “promocionais” não permitem nenhum tipo de alteração, inclusive de upgrade de classe.
Upgrades por leilão
Grande parte das companhias aéreas permite upgrade para classe Executiva através de um leilão de lances.
O leilão é oferecido pela companhia aérea através do e-mail dias antes do embarque (caso haja disponibilidade).
A companhia área oferece um termômetro de valores que indicam se aquele lance oferecido por você possui pequenas ou grandes chances de fazer com que você consiga um upgrade naquele voo.
Caso o lance seja aceito, seu cartão de crédito é automaticamente debitado e seu bilhete alterado.
Upgrade por programa de fidelidade
Categorias superiores de programas de fidelidade costumam a oferecer upgrade gratuito para os seus membros (caso haja disponibilidade).
Nesse caso, a alteração do bilhete é feita momentos antes do embarque.
Como conseguir um upgrade gratuito em voos internacionais
Fiz uma lista com sete dicas que podem ajudá-lo a descolar um upgrade gratuito em voos internacionais.
Bem, não custa tentar – até porque, como diz a minha mãe, o não você já tem.
Seja claro
Para todos que desejam tentar a sorte grande, a dica que não exclui nenhuma outra é chegar cedo, ser educado e pedir claramente o que deseja.
Simples assim.
Seja fiel
O sistema é duro e impiedoso: suas chances aumentam à medida que você se torna um cliente frequente.
Eles não possuem uma lista com os nomes mais presentes nos voos dessa ou daquela companhia, mas clientes frequentes fazem parte de programas de fidelidade e acumulam pontos. Assim, à medida que você acumula pontos, o programa te separa daqueles que viajam menos, e é por isso que todo programa possui categorias diferentes.
Quanto mais fiel você é, mas pontos acumula; e quanto mais pontos acumula, maiores são as suas chances de ser escolhido.
Seja interessante
Companhias aéreas não irão premiar adolescentes fazendo o seu primeiro intercâmbio ou compradores de promoções on-line: ao perguntar sobre a possibilidade de upgrade, use o motivo da sua viagem a seu favor, mesmo que para você pareça pouco.
Seja para fazer a cobertura de um evento, palestrar para uma turma de formandos ou participar de uma cerimônia qualquer: aqui todo mundo é alguém, então seja você também!
Seja (um cliente) interessante
Dentre todos os tipos de clientes, os mais interessantes são aqueles que pagam por suas passagens.
E ainda mais interessantes dentro da categoria dos interessantes são aqueles que pagam o valor total de suas passagens, sem descontos ou deduções.
Uma passagem com tarifa promocional ou emitida através de prêmios jamais será a primeira escolha do sistema: tudo é automático e eletrônico (o que diminui o seu poder de charme), quem paga o maior valor tem sempre uma vantagem sobre os demais.
Seja educado (e esteja bem vestido)
Infelizmente são dos bonitos que elas gostam mais: não adianta romantizar, se a escolha for arbitrária, nenhuma atendente colocará um sujeito de bermuda e regata em uma poltrona de cinco mil dólares se ela pode escolher alguém que esteja de camisa social.
Ah, seja educado, sempre: sorria ao pedir o que quer que seja, agradeça a atenção e permaneça por perto, ao alcance dos olhos.
Lembre-se que todo cliente tem direito a reclamar de delongas, falhas ou da qualidade dos serviços prestados (mas não aqueles que esperam ganhar algo em troca).
Escolha os voos certos
Você ainda espera conseguir um upgrade no voo diário entre uma capital que não seja São Paulo ou Rio em plena quinta-feira de meados de abril ou maio?
Bem, esqueça: esse voo dificilmente estará com uma sobrevenda que possibilite a transferência de passageiros da Econômica para a Executiva.
Suas chances estarão sempre nos voos temporários, como os que ligam cidades menores nas férias de verão. Ou então escolha as datas mais concorridas, aquelas em que a classe Econômica estará ocupada por famílias e adolescentes em viagem de fim de férias.
Utilize os seus contatos
Se você conhece o responsável pelo embarque, pela loja da companhia aérea no aeroporto ou até mesmo alguém na equipe de solo, lembre a eles que você adoraria viajar com mais conforto.
Você não precisa conhecê-los, é normal usar intermediários: todos esperam que alguém peça algo, muitas vezes os desejos só não são realizados porque não houve nenhum pedido.
Vamos, faça o seu!
Já contratou seguro de viagem? Para entrar na Europa é obrigatório apresentar um seguro, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!
Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip europeu com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você ainda leva 15% de desconto.
Para alugar carro na Europa pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!