Nessa minha última viagem à Austrália por algum motivo louco eu não sofri de jet lag.

Na verdade, nessa última viagem sofri mais com a dificuldade de conciliar horários e saber qual era o melhor momento para ligar para o Brasil.

Enfim, esse nome legal nada mais é do que estar com o relógio biológico descompensado, ou, como diriam os médicos, estar com dissincronose.

O que é jet lag?

Sempre que rola uma longa viagem, principalmente aquelas onde há mudança significativa de fuso, tanto mente quanto corpo podem passar por uma certa dificuldade de assimilar os novos horários.

Quando isso acontece, damos o nome de dissincronose ou jet lag.

Existem vários exemplos de descompasso entre horário local e original, um deles é aquela nossa dificuldade de explicar para nós mesmos como o relógio continua marcando um horário mesmo depois de passar cinco ou seis horas dentro de um avião.

Se você não sabe como convencer o sono de que apesar do horário de origem o dia continua lindo lá fora, existem algumas coisas que faço que podem ajudá-lo a se ajustar o quanto antes:

World clocks bruin
5 dicas para driblar o jet lag em viagens longas

5 dicas para evitar o jet lag

Não é todo mundo que sofre de jet lag, mas também existem aqueles que podem ser afetados por voos realmente curtos, mesmo com uma diferença mínima de fuso.

O tempo de duração do jet lag também é imprevisível: tem gente que se cura com uma noite bem dormida, mas tem gente que leva uma semana ou mais.

Essas são as minhas dicas para evitar o jet leg:

Nunca durma logo depois de chegar ao destino

Mesmo que você esteja cansado, e você provavelmente estará, espere a noite chegar.

O mesmo vale para quem chega depois do anoitecer: deixe para começar o dia na manhã seguinte, não queira aproveitar a primeira madrugada da viagem.

Olhe para o relógio

Isso tem um efeito psicológico enorme no que diz respeito a assimilação de novos horários: jamais fique completamente perdido, quanto mais você desconhece o horário local, mais o seu corpo se prende ao horário de origem.

Tenho controle das horas, do momento que anoitece e, pelo menos até sincronizar relógio interno com horário local, durma no mesmo horário em que você dormiria se estivesse no Brasil.

Viva o horário local

Independente do que diz o seu relógio biológico, viva o horário local.

Gosto de tomar sol e fazer uma atividade física simples, como caminhar ou entrar no mar, assim mostro para o meu corpo que apesar de cansado o dia ainda não chegou ao fim e não é hora de liberar melatonina.

Hidrate-se e coma alimentos leves

Esse é um santo remédio que evita produção de gases, enjoo e mal estar.

Quanto mais leve e hidratada for a sua viagem, menos efeitos negativos um voo longo irá causar. Evite bebidas alcoólicas, elas causam desidratação e inchaço, o que também prejudica o sono.

Lembre-se: sua viagem começa na noite anterior

Nada de deitar pensando no que falta ser feito: fique atento ao planejamento, sua viagem deve estar completa um dia antes do embarque.

Isso fará com que você durma melhor e embarque com o sono regulado.

Já sabe onde ficar na Europa? Muita gente fica insegura antes escolher onde ficar porque gostaria de ter o máximo de informações possíveis sobre determinado lugar. Para ajudá-lo, essas são algumas das experiências que tive na Europa:

Amsterdã: Max Brown Barcelona: Hotel Curious Berlin: Adina Apartment
Bruxelas: Hotel La Grand Cloche Dublin: Paramount Hotel Edinburgh: Palace Residential
Frankfurt: Hotel Scala Lisboa: HF Fenix Garden Hotel Londres: Hotel St. Giles
Munique: Hotel Demas City Paris: Hotel Paris Rivoli Praga: Hotel Bile Kuzelky
Roma: B&B da Marlene Viena: Hotel das Tigra

  Já contratou seguro de viagem? Para entrar na Europa é obrigatório apresentar um seguro, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip europeu com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você ainda leva 15% de desconto.

  Para alugar carro na Europa pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!