Tem tanto passeio gostoso e gratuito em Sydney que você pode não se preocupar tanto com os gastos ao longo da viagem: como o melhor de Sydney é de graça, os investimentos mais significativos ficam por conta da parte estrutural da viagem.

Claro que para gastar pouco ao longo da viagem você precisa investir em hospedagem, só assim você dinamiza o tempo gasto com deslocamento e a viagem rende mais.

Gosto de alugar carro para facilitar o processo de visitar praias menos comuns. Com relação a hospedagem, sugiro os arredores de Potts Point, assim você fica no meio do caminho entre o mar e o centro.

25 coisas para fazer de graça em Sydney

Sydney é conhecida por ser uma das metrópoles mais caras do mundo, mas como toda cidade grande ela também oferece um sem-fim de opções gratuitas para curti-la durante todo o ano.

Eu dividi 25 programas gratuitos em Sydney nas categorias praias, pontos turísticos, museus e dicas gerais.

Antes de começar, quero deixar algumas dicas essenciais para ajudar no planejamento de sua viagem à Austrália, inclusive um guia de transporte público para você ter uma ideia de como se locomover por lá:

Como usar transporte público em Sydney

Praias gratuitas em Sydney

Esse é o programa que mais gosto de fazer em Sydney, e assim como no Brasil as praias da Austrália são públicas e você não gasta nada para visitá-las.

O único problema é que muitas vezes pode ser bem trabalhoso conhecer algumas delas de transporte público (estar de carro facilita bastante), mas não é impossível:

25. Fazer a caminhada entre Coogee Beach e Bondi Beach. Lembra da Coastal Walk? Você consegue percorrer sem muito esforço quatro praias lindas entre as famosas Coogee Beach e Bondi Beach. O passeio, sem paradas pelo caminho, leva pouco mais de uma hora.

24. Conhecer todas as praias entre elas. Essa dica vale por quatro: não deixe de conhecer Gordons Bay, Clovelly Beach, Bronte Beach e Tamarama Beach, as quatro praias que aparecem ao longo da caminhada que conecta Coogee Beach e Bondi Beach.

23. Já pensou em ir um pouco além? A verdadeira Coastal Walk começa em Coogee Beach, mas você consegue incrementar esse percurso um pouco mais esticando até Maroubra Beach, praia com trecho comprido de areia e um enorme cubo de Rubik perto de onde quebra o mar.

Maroubra Beach
O que fazer de graça em Sydney: Maroubra Beach

22. Curtir um dia em Bondi Beach. Bondi Beach é a praia mais icônica da Austrália e é impossível imaginar uma viagem a Sydney sem um dia na Ipanema dos sydneysiders.

21. Curtir um fim de tarde em Coogee Beach. Coogee Beach é muito menor e menos pretensiosa do que Bondi, além de ser mais frequentada por locais, inclusive brasileiros residentes. Uma dica é aproveitar as churrasqueiras de Coogee para assar uma carninha no fim do dia!

20. Passar um dia em Manly. Sim, adoro Bondi, mas Manly Beach é a minha praia predileta em Sydney: além de estar na região mais bonita e diferente da cidade (recomendo chegar de ferry), você consegue ir caminhando para Shelly Beach, outra dica que vale por duas.

19. Conhecer praias secretas. La Perouse e Little Bay são extremamente residenciais, por isso vale chamá-las de “desertas” sem estar cometendo nenhum exagero. Little Bay é um charme: pequena, água cristalina cercada por rochas. Você chega descendo por um caminho que leva a uma Paróquia local. La Perouse é dividida em três e eu recomendo que você conheça todas elas.

18. Assistir o pôr do sol em Watsons Bay… Watsons Bay é o nome do subúrbio na península de South Head, mas a praia lá embaixo é Camp Cove. Você terá dificuldades de escolher entre assistir o sol se pôr de Camp Cove ou do alto de The Gap, o penhasco panorâmico sobre o mar da Tasmânia.

17. … ou assistir o pôr do sol em North Bondi. North Bondi é outro subúrbio de Sydney – e como o próprio nome sugere, ele fica logo em cima da praia que leva o mesmo nome. Vem ver minha dica de como ver o pôr do sol mais bonito da Austrália depois de um dia de praia em Bondi Beach.

Pontos turísticos famosos em Sydney

16. Atravessar a Sydney Harbour Bridge. É verdade que escalar a ponte de Sydney não é nada gratuito (pelo contrário, isso pode custar até 300 dólares australianos) mas você consegue atravessá-la pela faixa de pedestres.

Sugiro que você pegue o trem para descer na estação Milsons Point que fica pertinho do acesso a ponte, assim você pode atravessá-la em direção a Opera House e encerrar o seu passeio em Circular Quay.

25 passeios de graça em Sydney: o que fazer sem gastar nada
25 passeios de graça em Sydney: atravessar a Harbour Bridge

15. Pulinho rápido no Royal Botanic Gardens. Não acho que esse seja um passeio que leve muito tempo, mas o Royal Botanic Gardens é uma ótima pedida para quem está voltando da Opera House. Entre no site para tentar conciliar a sua visita a uma das saídas do walking tour gratuito.

14. E a casa do governador? Se você estiver no Royal Botanic Gardens vale passear pelos jardins da Government House. Caso seja fim de semana (inclusive sexta), vale pegar um tour guiado e gratuito para conhecer parte da propriedade. As informações estão aqui, mas geralmente os tours duram menos de uma hora e saem de 30 em 30 minutos a partir das 10h30.

13. Conhecer o Hyde Park… Saindo da Government House você pode passear no parque público mais antigo da Austrália: sua construção começou em 1810 e só foi considerada concluída 1927. Falei bastante sobre ele aqui, lembra?

12. … e visitar o Anzac Memorial. Esse monumento na parte do sul do Hyde Park foi feito em homenagem aos australianos mortos durante a Primeira Guerra. Ele é lindo e tem visitas guiadas gratuitas, mas você deve fazer a reserva online com antecedência.

11. Já ouviu falar da St Mary’s Cathedral? Na outra ponta do parque tem a primeira catedral católica construída na Austrália (e provavelmente a mais bonita). Depois da missa das 10h30 (aos domingos) sai um tour guiado gratuito.

Museus e galerias gratuitas em Sydney

10. Art Gallery of New South Wales. A galeria de arte do estados de New South Wales faz parte do complexo do Royal Botanic Gardens. Gratuito e diário.

9. The Rocks Discovery Museum. Não conheci, é um “family-museum” que conta a história de The Rocks District. Gratuito e diário.

8. Australian National Maritime Museum. Outro “family-museum”, mas também não conheci – e olha que é uma das poucas atrações gratuitas de Daring Harbour. Gratuito e diário.

7. Museum of Contemporary Art. Ele é conhecido como o “Tate Modern” de Sydney. Fica em The Rocks e vale conhecer. Gratuito e diário.

Dicas finais para aproveitar Sydney de graça

6. Uma ótima forma de caminhar por Sydney, descobrir bairros e passar pelas ruas mais famosas é pegando um walking tour gratuito, aqui tem dois dos mais famosos.

5. Nessa mesma linha sugiro também o meu roteiro a pé pelo centro de Sydney, assim você conhece os pontos principais do centro de Sydney e alguns dos prédios mais famosos das ruas Kent, Pitt, Park e Martin Place.

4. Outra ótima dica é aproveitar os mercados de rua e Farmers Market de Sydney, esse é um passeio que adoro fazer! No post com dicas de compras em Sydney falo um pouquinho sobre os mais famosos, como Paddys Market, Paddington Markets e Bondi Markets.

3. Um lugar incrível e que muitas vezes passa despercebido pelos guias é o parque de Observatory Hill. Fica colado em The Rocks e lá do alto você tem vistas lindas para a baía de Sydney com a ponte ao fundo.

Vivid Sydney
O que fazer de graça em Sydney: Vivid Sydney

2. Sydney e um cidade com festivais famosos em todo o mundo, além de atrair um turismo doméstico absurdo!

Todos são gratuitos e muito disputados, principalmente o festival de luzes, projeções e música Vivid Sydney. Outro mundialmente conhecido é o Mardi Gras.

1. Para quem curte saber os últimos programas culturais gratuitos disponíveis durante a semana em que você estiver em Sydney (como mostras itinerantes e exibições de arte), dê uma olhadinha na página da TimeOut.

Bom, espero que tenham gostado! Tentei dar dicas realmente úteis, não queria inserir passeios fora de mão só para engrossar a lista.

Se você tiver outras dicas do que fazer de graça em Sydney colabore, deixe um comentário!

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Sydney? Selecionei as melhores opções nos arredores de Darling Harbour, Bondi Beach e Kings Cross. Eu fiquei no Regents Court de Kings Cross e recomendo!

  Não sabe o que fazer na Austrália? Fiz uma lista com as principais atrações, city tours e passes turísticos para você economizar nas entradas, está tudo aqui.

  Já contratou seguro de viagem? O comparador Seguros Promo oferece desconto exclusivo para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro na Austrália pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

  Precisa de um transfer esperando por você no aeroporto? Transfer exclusivo e privativo entre aeroporto e hotel, agende aqui.