Eu já viajei muito, e como toda pessoa que viaja muito tenho uma vontade incontrolável de dizer “olha, não é bem assim não…” mas nem sempre eu digo.

Sabe quando a gente ouve um pai de uma família com duas crianças pequenas dizer que está indo para a Disney pela primeira vez para relaxar e curtir as férias de julho?

Então, relaxar com duas crianças pequenas na Disney em julho.

“Curtir”, ele diz.

Não tem jeito, alguém precisa fazer isso: doze coisas que precisam ser ditas sobre a sua próxima viagem.

Murphy existe e as suas leis sobrepõem as da Física

Não gosto de ser o cara das más notícias, mas em algum momento alguém terá que dizer: mesmo que você tome todas precauções possíveis, jamais estamos preparados para tudo.

Pneus furam, documentos somem e chuvas caem sempre nos piores momentos – já parou para pensar que para um mochilão ser incrivelmente perfeito o que a gente precisa não é de sorte e sim de um alinhamento cósmico perfeito?

Claro que isso não é motivo para deixar de estar preparado: não precisa focar no improvável, mas tenha um plano b para a maior partes de suas escolhas.

Nenhum hotel jamais será tudo aquilo que aparece nas fotos

Nunca. Fotos são tiradas por profissionais que escolhem os melhores ângulos, com a melhor iluminação e com uma profundidade muito maior do que a real.

Lembre-se que antes de escolher o melhor hotel você deve escolher a melhor região; e com isso feito descobrir que aquele lugar não é tudo aquilo que você esperava deixa de ser um problemão e vira só mais um caso de viagem.

Talvez você nunca ganhe um free upgrade…

Eu já desisti. Existem mil formas de tentar descolar uma Executiva sem pagar por ela, mas nenhum fator será maior do que a sorte: numa média de seis viagens por ano nos últimos dez anos eu já deve ter embarcado pelo menos 60 vezes em voos internacionais – e eu nunca, nunquinha, ganhei uma Executiva pagando pela Econômica.

… mas com certeza você terá um voo cancelado!

E ninguém precisa ter viajado 60 vezes nos últimos 10 anos: as probabilidades de você perder uma conexão, um voo internacional ou uma ponte área são enormes, isso acontece milhares de vezes todos os dias com milhares de pessoas.

Nunca marque nada importante no dia do embarque ou desembarque, chegue cedo no aeroporto e maximize suas chance de se sair bem: lembre-se que para tudo existe uma solução e eu já dei dicas aqui sobre como lidar com voos cancelados.

Tudo o que você precisa saber sobre seguro de viagem

Chip de celular internacional com internet ilimitada (e com cupom de desconto!)

12 coisas que precisam ser ditas sobre a sua próxima viagem
Organizar é sempre a melhor opção

Deus tem um carinho especial pelos bêbados…

Se tem uma coisa que percebi nesses últimos anos é que Deus mantém plantonistas trabalhando em prol dos alcoolizados: mais de uma vez tive a chance de experimentar bebidas que não consigo sequer lembrar o nome e ainda assim continuo acordando na posse de todos os meus pertences em minha cama de hotel.

Se você quiser ter a mesma sorte que eu, beba, mas beba com amigos e nunca ande sozinho em lugares desconhecidos.

… e pelos preparados também!

Os preparados também são especialmente bem tratados: quanto mais respeitamos o nosso destino e mais completo é o nosso planejamento, mais sorte temos – é uma equação diretamente proporcional, pode acreditar.

Passaporte some, é pior do que caneta Bic

Já ouvi dizer que na Rússia o turista é obrigado a andar com passaporte no bolso, mas salve exceções como essa a dica é sempre a mesma: passaporte sempre trancado na mala, nunca com você.

Para bater perna com um documento oficial no bolso, dê preferência para documentos nacionais, como RG ou carteira de motorista, além de ter uma cópia colorida da página principal do passaporte (e do visto, caso haja).

Dinheiro nunca sobra

Sobra caso você esteja indo para um destino extremamente desvalorizado ou quando não existe a menor perspectiva de compra, mas, via de regra, dinheiro nunca é demais: viajar sem cartão de crédito de resguardo é loucura, mas não incluir no orçamento compras que podem ser feitas é irresponsabilidade – lembre-se que a viagem só termina na fatura do mês seguinte.

Você sempre precisará daquele remédio que não trouxe

Eu que sou um cara precavido em vários momentos penso, “ahm, isso aqui eu não preciso, não é possível…”, e, pimba, cadê aquela maldita pomada para curar a rebimboca da parafuseta?

Sabe aquele produtinho fantástico que é passou, curou? Então, agora, só no Brasil.

+ 10 motivos para contratar um bom seguro de viagem

Sempre vai ter um mala no seu caminho

Sempre, infelizmente: os mal-amados existem e estão entre nós.

São pessoas que surgem do nada com destino a lugar algum e passam por você com uma palavra atravessada, um gesto incômodo, um favor pelas avessas – mas jamais deixe um mala ditar o andamento do seu dia: extravie ele você também!

Você irá comprar alguma coisa extremamente errada e irá se sentir o cara mais orelhudo do mundo

Não é muito difícil deixar de ler uma determinada linha que diz claramente que aquilo só vale dessa ou daquela forma. Mancada feita, soltamos um sonoro “puta que pariu, não é possível…”, mas, sim, é possível: você terá que comprar outra entrada, adquirir um novo passe ou perder a sua reserva.

Pois bem, respire fundo e lembre-se daquilo que sua mãe diria: meu filho, que tudo seja isso!

Nem tudo é como você imagina

Olha, é difícil, mas pode acontecer: talvez você não goste de Nova York, talvez Paris não seja tudo aquilo que dizem ou o Rio pode não lhe cair bem – se existem amores repentinos, existem apatias totais e não gostar é um direito de quem opina: se é para respeitar o seu destino, respeite também a sua opinião, isso irá te ajudar a descobrir o que você realmente gosta o quanto antes e preparar viagens ainda melhores no futuro.

Me segue no Insta, sou @rodeiviagens ;)

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar? Veja a lista com todos os hotéis que já conheci na página "dicas de hospedagem" e faça a sua escolha!

  Já contratou seguro de viagem? Viajar com um bom seguro é essencial, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do nosso link você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro no Brasil e no exterior pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

5 COMMENTS