Fiz uma lista com 10 dicas de segurança em aeroportos para que a gente possa conversar sobre como evitar problemas e ter uma viagem mais tranquila, sem dor de cabeça e sem gastos desnecessários.
Importante lembrar que quase tudo isso aqui poderia ser substituído por dois conselhos muitos simples: viagem sempre o mais leve possível e mantenha todos os seus pertences com você, o todo o tempo!
+ Qual seguro de viagem fazer para os Estados Unidos?
+ Qual o melhor chip de viagem para os Estados Unidos? (com cupom de desconto!)
10 dicas de segurança em aeroportos
Eu adoro aeroporto, adoro corredor de aeroporto, eu, na verdade, adoro tudo que anteceda a viagem – porém, quanto mais tempo em aeroporto, mas chances temos de perder coisas que não poderiam ser perdidas.
Entre os cuidados com o excesso de antecedência, essas são as minhas dez dicas de segurança em aeroportos:
Tabela de conteúdos
Pontualidade, meu caro: nem mais, nem menos
Caprichar na antecedência não te traz nenhum benefício extra: o melhor momento para se chegar ao aeroporto é aquele que te possibilita ir em direção ao embarque e fazer o despacho das malas.
Quem chega horas antes de poder despachar as malas só potencializa as chances de ser displicente com elas.
Para voos internacionais, confira no site da companhia aérea o horário do check-in, geralmente ele abre quatro horas antes do voo.
Não crie situações fantásticas
É incrível a quantidade de gente que acredita que as últimas malas despachadas serão as primeiras disponíveis na esteira rolante ao chegar no destino final.
Infelizmente, caso os últimos sejam os primeiros, terá sido mera coincidência – até porque, entre o despachar e a esteira rolante final, existem dezenas de paradas pelo caminho.
Tirando o fato de que passageiros com status premium possuem prioridade no recebimento de suas bagagens.
Bem, não se esqueça: chegando ao aeroporto, a primeira coisa a fazer é despachar a bagagem.
Cuide do que é seu
Verdadeiras facções sobrevivem de furtos extremamente perspicazes – e uma virada para o lado é o suficiente para perder algo que até então estava dependurado no seu braço.
Uma dica que dou é viajar com pelo menos três AirTags conectados: um na mala despachada, um na mochila e um na mala de mão.
E por último, por favor, não me decepcione: não seja aquela pessoa que se tranca no toalete e deixa a mala de mão do lado de fora.
Olho vivo nos documentos
Dentre todas as coisas que você deve proteger com unhas e dentes, três merecem atenção especial: passaporte, passagem e dinheiro.
Disso não se descuida em momento algum. Jamais ande com eles na mão ou no bolso da calça. Uma dica interessante é usar um porta-dólar: simples, discreto e seguro.
Tenha uma mala com cadeados, etiquetas e firulas
Essa é uma dica válida para os aeroportos de embarque e desembarque:
- cadeados dificultam o trabalho de mal intencionados dispostos a tirar ou colocar coisas sem o seu consentimento;
- etiquetas funcionam como documentos que comprovam (tudo bem, “indicam”) o dono da mala caso haja uma divergência;
- firulas, como fitas coloridas, são ótimas para identificar a mala procurada mesmo que à distância.
Nunca deixe para depois
Sua mala deve ser desembarcada exatamente como foi despachada.
Se ao pegá-la você notar que ela foi avariada, aberta ou teve o cadeado violado, faça a reclamação o quanto antes e deixe para abri-la na presença de um funcionário da companhia aérea.
Outra dica importante: junto com a passagem você recebe um comprovante de bagagem despachada.
Nesse comprovante consta o peso final da mala, o que pode ser muito útil na hora de comprovar que algo foi subtraído ou adicionado ali depois do despacho da bagagem.
O seguro morreu de velho
Um sujeito passa mal ao seu lado, pede ajuda e você deixa os seus pertences ali enquanto corre para trazer água ou procurar algum funcionário do aeroporto ou da companhia aérea.
Comigo não, violão!
O seguro morreu de velho: nunca confie os seus pertences a um desconhecido.
Serviços formais, sempre
Todo aeroporto possui as suas empresas credenciadas, certifique-se estar usando uma delas.
Taxistas devem estar logo no desembarque enfileirados de maneira formal, terem veículos claramente identificados e oferecerem nota.
Nunca ceda as investidas de pessoas que caminham pelo desembarque oferecendo corridas como se fossem drogas.
Cuidado com saques
Esse tipo de crime movimenta muito mais especialistas dispostos a lucrar com o seu descuido do que você pode imaginar – e eles têm acontecido cada vez mais: cuidado ao sacar dinheiro em aeroportos!
Proteja a sua senha, o valor sacado e qual será o destino das notas depois de deixarem o caixa – lembre-se: nunca use o bolso de trás!
Cuidado com o laptop
Sim, você deve ter cuidado com tudo, mas como furtos em aeroportos geralmente envolvem laptops, vale redobrar os cuidados com ele.
Tente usá-lo apenas no portão de embarque e nunca monte uma estação de pesquisa ao redor dele – tem gente que decide ligar todos os periféricos e fazer uma conferência na abarrotada praça de alimentação, um lugar que geralmente é terra de ninguém.
Se cuida (e cuida do que é seu!).
Escrevi dois posts importantes para quem está prestes a embarcar para o exterior pela primeira vez:
+ Como embarcar para o exterior pela primeira vez passo a passo
+ Dicas para passar pela imigração
Já contratou seguro de viagem? Para entrar na Europa é obrigatório apresentar um seguro, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!
Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip europeu com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você ainda leva 15% de desconto.
Para alugar carro na Europa pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!
O seguro morreu de velho… e o desconfiado está vivo até hoje.
[…] que não falta são artigos bacanas no Rodei. O artigo sobre 10 Dicas de Segurança em Aeroportos é uma verdadeira mão-na-roda, com conselhos para agilizar e facilitar a vida de quem anda de […]
Ameeeei as dicas! ahahaha
Muito bom! Vamos compartilhar pra ver se a besta da Nina aprende! kkkk
Esse autor hein… tsc tsc tsc!
Beijoo